A marca LG, conhecida pelo lema “Life’s Good”, é uma referência global em tecnologia e inovação. Fundada em 1958 na Coreia do Sul, a LG iniciou suas atividades como GoldStar Co., Ltd., expandindo-se rapidamente para se tornar uma das principais empresas de eletrônicos, eletrodomésticos e telecomunicações do mundo. Com um compromisso inabalável com a qualidade e a excelência, a LG continua a conquistar consumidores em todo o mundo com seus produtos até os dias de hoje.
Tudo começou em 1958, época em que a Coréia do Sul atravessava um período bem difícil após a guerra, quando o Grupo LG, um gigante conglomerado empresarial que atuava em diferentes áreas como química, energia, maquinaria, metais, finanças e serviços, esse grupo, que foi fundado em 1947 pelos senhores In-Hwoi Koo e John Koo na cidade de Pusan, resolveu iniciar a operação de uma nova empresa no dia 1 de outubro, a GoldStar Corporation (atualmente como LG ELETRONICS).
Índice do Conteúdo
Inovação Constante
Primeiramente o objetivo era ingressar no competitivo mercado de produtos eletrônicos. No ano seguinte, introduziu no mercado coreano o primeiro rádio produzido no país, batizado de A-501. Em 1960 foram introduzidos no mercado os primeiros telefones e ventiladores. Em 1963 a empresa começou a exportar rádios para os Estados Unidos e Hong Kong.
Logo após, apenas dois anos mais tarde a marca produziu o primeiro refrigerador coreano, porém, um dos anos mais importantes em sua história foi 1966, quando cinco anos depois do começo das transmissões via televisão, foi lançada a primeira TV em preto e branco do país, isso mostra que a empresa estava sempre em constante evolução devido a versatilidade de funções do Grupo LG.
Acha que acabou a inovação da LG? Pois não acabou, em 1997, a empresa mostrou mais uma vez seu incrível DNA de inovação ao desenvolver o primeiro celular digital CDMA do mundo fornecido para a Ameritech e GTE nos Estados Unidos. E em 1999 desenvolveu a tecnologia de reconhecimento de íris para aplicações em segurança, conveniência, melhoria da privacidade e propósitos de aumento de produtividade.
Sem dúvidas tudo isso é fruto de investimento pesado em pesquisa e desenvolvimento para trazer novas tecnologias e recursos inovadores para seus produtos. Isso se traduz em produtos que não apenas atendem às necessidades atuais dos consumidores, mas também antecipam suas futuras demandas, proporcionando experiências de usuário superiores e mantendo a marca na vanguarda da indústria.
Além disso, uma curiosidade interessante que muita gente não sabe é que desde sua data de fundação em 1958 até 1995, a empresa teve o nome de Lucky-Gold Star, o que gerou a abreviação e nome da marca “LG”, e não Life’s Good como a maioria das pessoas acha que sempre foi o significado da abreviação.
Primeiros Anos
A empresa inicialmente se concentrou na produção de eletrônicos de consumo, como rádios e televisões, e rapidamente se tornou um fabricante líder nesta área. No entanto, eles logo perceberam que havia um grande potencial no mercado de eletrônicos e decidiu diversificar seus negócios. Em 1968, a empresa lançou seu primeiro rádio, e desde então tem sido uma das principais fabricantes de eletrônicos do mundo.
Ao longo dos anos, expandiu a sua linha de produtos para incluir eletrodomésticos, dispositivos móveis e muito mais, consolidando a sua posição como marca global. Apesar de enfrentar forte concorrência de outros gigantes da tecnologia, a marca continua a ser importante na indústria, com foco na inovação e no avanço tecnológico
Sem dúvida uma das suas maiores realizações foi a introdução dos primeiros refrigeradores coreanos em 1965. Este foi um marco importante para a empresa, uma vez que foi pioneira na indústria de eletrodomésticos domésticos. Desde então, a LG tem continuado a inovar e expandir sua gama de produtos.
Reconhecimento Global e Confiança dos Consumidores
Com uma presença estabelecida em todo o mundo, a LG conquistou a confiança dos consumidores pela qualidade e confiabilidade de seus produtos. Seja em TVs, smartphones, eletrodomésticos ou soluções de energia, os produtos LG são amplamente reconhecidos por sua excelência. A marca ganhou inúmeros prêmios e elogios da indústria, consolidando sua posição como uma líder em inovação e satisfação do cliente.
Ampla Gama de Produtos, TV LG importados e nacional
Com certeza das principais vantagens da LG é sua ampla gama de produtos que atendem às diversas necessidades dos consumidores. Desde TVs e smartphones até refrigeradores e máquinas de lavar, também oferece soluções para praticamente todas as áreas da vida moderna. Essa diversidade de opções permite aos consumidores encontrar produtos que se encaixem perfeitamente em seu estilo de vida e necessidades específicas.
Os produtos da LG são orientados para os mais exigentes consumidores. A inspiração de tecnologia digital, design, estilo e inovação, fazem com que o consumidor tenha uma incrível satisfação quando o assunto é entretenimento e comunicação. Confira abaixo algumas categorias de produtos da marca:
- TV / Áudio e Vídeo: TVs, telas Lifestyle, LED cinema, projetores, peças e acessórios para TV / Áudio.
- Cozinha: Geladeiras, micro-Ondas, linha Studio, cooktop, peças e acessórios para cozinha em geral.
- Informática: Monitores, computadores, lousa digital, videoconferência interativa, peças e acessórios para informática.
- Refrigeração / Purificação: Ar condicionado residencial e comercial, purificador de ar, peças e acessórios para ar condicionado.
- Lavanderia: Lavadora e secadoras de roupas, styler, peças e acessórios para lavanderia.
- Celulares: Smartphones com diversas especificações diferentes, atendendo a todos os públicos, desde mais simples até avançado e também peças e acessórios para os smartphones. Mas em 2021 a empresa anunciou sua saída do mercado global de celulares, encerrando suas produções Mobiles. Apesar disso, ainda podemos encontrar aparelhos da marca à venda no Brasil.
- CLIQUE AQUI PARA MAIS PRODUTOS DA LG.
ONDE COMPRAR OS PRODUTOS LG?
A compra de produtos da LG pode ser realizada em diversos locais, oferecendo opções tanto online quanto em lojas físicas. Aqui estão algumas sugestões de onde você pode comprar produtos da marca:
Websites de Comércio Eletrônico:
- Plataformas de loja online: como Amazon, Submarino, Americanas, Magazine Luiza (online), entre outras.
- Lojas Oficiais: O site oficial da Brastemp geralmente oferece a opção de compra direta dos produtos da marca.
- Lojas de Eletrodomésticos e Departamentos: Lojas físicas de grandes varejistas de eletrodomésticos, como Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio e Extra.
- Revendedores Autorizados: Verifique se existem revendedores autorizados da LG em sua região.
Lembre-se de comparar preços, verificar as condições de entrega e analisar as avaliações dos produtos antes de fazer sua compra, o site da Amazon consegue entregar em todo Brasil com um frete acessível ou até grátis com o Amazon Prime, com acesso de teste grátis você pode assinar o Prime e depois cancelar sem ser cobrado por isso. Certifique-se também de escolher um vendedor confiável e, se possível, aproveite promoções sazonais para obter melhores ofertas.
Mudança de nome da marca
Na década de 1990, a GoldStar começou a colher os frutos de sua expansão nos anos anteriores, tornando-se verdadeiramente uma marca global. Em 1995 o nome da empresa foi oficialmente alterado para LG ELECTRONICS. As iniciais LG significam LUCKY GOLDSTAR. Antes da mudança de nome os produtos de linha branca eram vendidos sob a marca “Lucky”, enquanto que produtos eletrônicos eram vendidos como “Goldstar”. E assim deram origem a LG.
Afinal, a marca LG é boa? Pontos Positivos e Negativos
Um dos pontos positivos dos produtos e da marca LG é a ênfase na inovação e sofisticação. Ela tem a reputação de produzir produtos de alta qualidade e de última geração, como TVs OLED e eletrodomésticos inteligentes. A empresa também dá grande ênfase ao design, com uma estética elegante e moderna que atrai os consumidores.
Pontos Positivos
Primeiramente uma das principais vantagens da LG é a qualidade de seus produtos. A empresa tem um histórico em fornecer aos consumidores produtos duráveis e confiáveis. Além disso, a LG é conhecida por suas tecnologias inovadoras, como a tecnologia de lavagem a vapor em suas máquinas de lavar roupa, o que proporciona uma limpeza mais eficiente.
Outra vantagem da LG é sua ampla gama de produtos. Produzindo uma variedade de eletrodomésticos, como geladeiras, máquinas de lavar roupa, micro-ondas, aspiradores de pó e muito mais. Isso permite que os consumidores encontrem todos os produtos de que precisam em um só lugar.
Além disso, a marca recebeu reconhecimento pelo seu compromisso com a sustentabilidade, com esforços para reduzir o seu impacto ambiental através de produtos energeticamente eficientes e práticas de fabricação amigas do ambiente. Como vimos anteriormente a marca também se destaca pela constante evolução e inovação de suas tecnologias, proporcionando aos consumidores experiências inovadoras e adaptadas às demandas do mercado atual.
Adicionalmente, a marca é reconhecida por seu compromisso com a comunidade e responsabilidade social, participando ativamente de programas e projetos que beneficiam a sociedade como um todo. Esses fatores contribuem para a imagem positiva da LG como uma marca que não apenas oferece produtos de alta qualidade, mas também se preocupa com o bem-estar dos seus clientes e do planeta.
Pontos Negativos, no que a LG é ruim?
No entanto, apesar dos seus muitos pontos fortes, a LG também enfrentou críticas e pontos negativos. Uma das críticas mais significativas aos produtos LG é a sua durabilidade e fiabilidade, com alguns consumidores a reportarem problemas com a avaria ou mau funcionamento dos produtos que apresentam problemas prematuros de funcionamento, felizmente a garantia de fábrica ajuda nessa parte.
Além disso, alguns consumidores relataram frustração com a complexidade dos produtos e software da LG, apresentando alguns produtos complexos que geral dificuldade ao consumidor de dominar as funções do equipamento, gerando uma curva de aprendizagem acentuada para alguns dispositivos.
Outro ponto negativo apresentado é a percepção de alguns consumidores em relação ao preço dos produtos da marca. Embora ofereçam produtos de alta qualidade, eles também podem ser considerados mais caros do que as opções de marcas concorrentes. Isso pode limitar a acessibilidade dos produtos da LG para alguns clientes, fazendo com que eles optem por marcas mais econômicas.
Sem mais celulares LG? De líder mundial até saída do mercado de smartphones
Com certeza você que mora no Brasil deve ter usado ou pelo menos visto alguém usando um celular dessa marca, esses que já foram um dos mais vistos nas vitrines de lojas de celulares nacionalmente hoje não estão mais disponíveis oficialmente pela marca. Um fim triste para muitas pessoas que gostavam de utilizar a marca, mas ainda podemos ver vários reviews de celulares da marca no YouTube.
Em seus mais de 50 anos de existência, conquistou a liderança mundial em alguns dos segmentos em que atua, sendo uma das maiores fabricantes do mundo de smartphones, TVs LCD, ar condicionado, lavadora de roupas “front load”, dispositivos óticos, DVD players e home theaters.
Uma vez líder mundial no mercado de celulares, enfrentou desafios significativos que eventualmente resultaram em sua saída desse setor altamente competitivo. Durante seus anos de liderança, a marca ganhou reconhecimento por sua inovação constante e design arrojado, lançando uma série de dispositivos populares que conquistaram uma base de fãs dedicada em todo o mundo.
No entanto, à medida que a concorrência aumentou, especialmente com o crescimento das marcas chinesas e a forte presença de empresas como Apple e Samsung, a LG começou a enfrentar dificuldades para manter sua posição. Mesmo lançando novos dispositivos para tentar acompanhar o mercado, como smartphones com telas dobráveis e recursos exclusivos de câmera, a LG lutou para se manter e acompanhar o ritmo das tendências do mercado, mas não foi o suficiente.
Questões como ciclos de lançamento lentos, estratégias de marketing menos eficazes e decisões de design que não ressoaram com o público contribuíram para a perda de participação de mercado da marca. Diante desses desafios, a marca tomou a difícil decisão de encerrar sua divisão de celulares em 2021, encerrando oficialmente sua presença no mercado de smartphones.
Embora seja uma mudança significativa, a LG continuará a se concentrar em outras áreas de negócios, como eletrônicos de consumo, eletrodomésticos e soluções de energia. A sua saída do mercado de celulares marca o fim de uma era, mas também representa uma nova fase na sua evolução, onde ela pode redirecionar seus recursos e esforços para áreas onde possui vantagens competitivas mais claras.
A marca LG é ruim? Lava e seca LG e ar condicionado LG são populares
No geral, a LG tem uma história e reputação complexas, com aspectos positivos e negativos a considerar. Embora a empresa tenha enfrentado desafios e críticas, sua existência ainda é muito importante na indústria de tecnologia, mantendo seu foco na inovação e na sustentabilidade. À medida que a LG continua a evoluir e a adaptar-se ao cenário em mudança da tecnologia, será interessante ver como a empresa enfrenta estes desafios e continua a crescer e inovar nos próximos anos.
Por fim, como sempre mencionamos por aqui, cabe a você analisar as vantagens e desvantagens oferecidas pela marca e decidir qual delas se encaixa ou não com você, sua rotina e estilo de vida. Levando em consideração tudo apresentado no tópico anterior, podemos concluir que a marca LG é uma ótima marca, longe de ser ruim, ela pode ter seus defeitos, mais ainda é uma opção de elite.
O Logotipo da LG e sua evolução visual
Os elementos gráficos que compõem o logotipo da marca irradiam o espírito de inovação da marca. O logotipo é formado por um símbolo, que segundo a empresa é a imagem de um rosto sorrindo que simboliza a amizade e a proximidade da marca com seus clientes. O rosto com um olho só mostra que a empresa possui orientação, foco e confiança.
Já o círculo simboliza o mundo e toda a humanidade, assim como a juventude e o futuro. Em relação às cores, o vermelho representa a amizade, além de transmitir a mensagem de comprometimento da marca, de sempre entregar o melhor para seus clientes. Já a cor cinza representa tecnologia e confiança. A assinatura “Life’s Good” é escrita na fonte Charlotte Sans.
Como você pode ver na imagem abaixo, a identidade visual da marca passou por algumas pequenas alterações ao longo dos anos. Em 1995, quando a empresa adotou oficialmente o nome LG, surgiu o tradicional logotipo da marca, na época com a palavra Electronics. A primeira modificação ocorreu em 2008 quando a palavra Electronics foi excluída e o slogan “Life’s Good” acrescentado. Além disso, o símbolo passou a ser aplicado em 3D. Em 2014 ocorreu uma nova alteração, quando o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra.
Dados Corporativos
- Origem: Coréia do Sul
- Fundação: 1 de outubro de 1958
- Fundador: In-Hwoi Koo e John Koo
- Sede mundial: Seul, Coréia do Sul
- Proprietário da marca: LG Electronics, Inc
- Capital aberto: Sim
- CEO: Bon-Joon Koo
- Presidente: Hyun-Hwoi Ha
- Lucro: US$ 474.8 milhões (2014)
- Faturamento: US$ 55.9 bilhões (2014)
- Presença global: Não, Apenas no Brasil
- Valor de mercado: US$ 7.9 bilhões (junho/2015)
- Fábricas: 52
- Presença global: Em 171 países
- Presença no Brasil: Sim
- Funcionários: 83.000
- Segmento: Eletrônicos, Eletrodomésticos
- Principais produtos: RTVS, aparelhos de som e DVD/Blu-Ray, telefones celulares e eletrodomésticos e mais.
- Concorrentes diretos: Sony, Samsung, Panasonic, Toshiba, Motorola, HTC, Lenovo, Huawei, Apple, AOC e Whirlpool, Midea.
- Slogans: “Life’s Good“ (2004), “Digitally Yours” (1999), “Future’s Technology” (1997)
- Website: www.lg.com/br
A marca LG no Brasil
Atuando no Brasil desde 1995 (com início das operações no ano seguinte), a empresa coreana iniciou a produção de seus primeiros produtos em 1997 com o lançamento de televisores, fornos micro-ondas e monitores, seguidos depois por aparelhos de DVD e celulares em 1999, condicionadores de ar em 2001, TVs de plasma (sendo pioneira no país neste segmento) em 2002, Linha Branca (refrigeradores e máquinas de lavar/secar) e notebooks em 2005, som automotivo em 2006, e TV Digital (com conversor interno) em 2007.
No ano de 2012 a marca inaugurou sua primeira loja própria, na cidade de Porto Alegre (RS), um espaço para divulgar seus produtos de maior valor agregado e oferecer atendimento especializado ao cliente. A marca comercializa no país uma extensa linha de produtos, oferecendo mais de 400 modelos.
Com cerca de 5 mil colaboradores, a subsidiária brasileira conta com um centro de pesquisa e desenvolvimento, assistência técnica e call center próprios, além de diversas lojas especializadas em celulares e smartphones em diferentes estados. A sua matriz fez um investimento no Brasil de mais de US$ 350 milhões em seus dois complexos industriais e no escritório de São Paulo.
LG Importados
Sem dúvida uma das principais vantagens dos produtos importados da LG é a garantia de inovações tecnológicas pelos quais a marca é conhecida. Os consumidores podem esperar o mesmo padrão de excelência encontrado nos produtos domésticos da marca, mesmo ao adquirir itens importados. Isso inclui novas tecnologias inovadoras que estão na gringa, designs elegantes e desempenho superior que atendem às necessidades dos consumidores modernos.
Além disso, os produtos importados da LG frequentemente apresentam recursos exclusivos e avançados que podem não estar disponíveis em modelos locais no Brasil, se atente nessa parte! Isso permite que os consumidores tenham acesso a uma variedade maior de novidades mundiais e escolham produtos que atendam às suas necessidades específicas e preferências individuais, seja por curiosidade ou necessidade.
No entanto, é importante observar que a disponibilidade de produtos importados pode variar de acordo com o país e região. Os consumidores interessados em adquirir produtos importados da LG devem verificar a disponibilidade e opções disponíveis em lojas locais ou através de canais de comércio eletrônico, bem como o frete disponível para sua região.
Em resumo, os produtos importados da LG oferecem aos consumidores uma oportunidade de acesso a uma ampla variedade de produtos de alta qualidade e tecnologicamente mais avançados do que encontramos nacionalmente, ampliando as opções disponíveis e garantindo uma experiência de compra satisfatória para aqueles que buscam o melhor em termos de tecnologia e inovação.
Porém obstáculos podem ser a encontrados, bem como cotação do dólar ou moeda local da compra, ou preço e disponibilidade de frete. Muitas empresas não trabalham com importação direta, mas você pode procurar empresas que prestam serviços de exportação, fazendo a compra no exterior e armazenando em seus centros de distribuição, e depois enviam o produto com transportadoras especializadas em entregas na internacionais para sua região.
Conclusão, devo ou não comprar da marca LG?
Por fim, a decisão de comprar produtos da marca LG depende de uma série de fatores, incluindo suas necessidades específicas, orçamento, preferências ou necessidades pessoais e disponibilidade de produtos. A marca é reconhecida globalmente por sua qualidade, inovação e confiabilidade em uma ampla gama de produtos eletrônicos e eletrodomésticos. Sua reputação de excelência é respaldada por décadas de experiência e liderança na indústria, tornando-a uma escolha popular entre os consumidores que buscam produtos de alta qualidade.
A marca LG oferece uma variedade de produtos que atendem às diversas necessidades dos consumidores, desde TVs e smartphones até eletrodomésticos inteligentes, muitas pessoas acham que a marca tem uma faixa de preço muito alta, podendo chegar a valores ainda maiores em versões de produtos importadas.
No geral, comprar produtos da marca pode ser uma escolha sólida para muitos consumidores, especialmente aqueles que valorizam a qualidade, inovação e variedade. No entanto, é importante fazer uma pesquisa cuidadosa, comparar opções e considerar suas próprias necessidades e circunstâncias antes de tomar uma decisão final.
Em conclusão, como orientamos em todos os posts de recomendação e histórias de marcas aqui no nosso site, cabe a você decidir se a marca lhe atende com o que ela tem a oferecer ao cliente levando em consideração tudo falado até agora, aqui apenas damos um breve resumo pra ajudar nessa decisão, confira as várias outras marcas na categoria História que temos no nosso site.
Linha LG Signature com o ídolo da F1 Lewis Hamilton
Lewis Hamilton atuou como garoto propaganda da marca de eletrônicos coreana LG (foto), trazendo visibilidade e prestígio à empresa. Sua imagem como piloto de Fórmula 1 e sua conexão com o público jovem contribuíram para fortalecer a presença da LG no mercado. A parceria entre Hamilton e a LG demonstra o compromisso da marca em se associar a personalidades de renome para promover seus produtos.
Sinónimo de habilidade, estilo e precisão, o papel de Hamilton enquanto LG Signature Performance Endorser pretende destacar as soluções de lifestyle premium da marca. A LG Signature oferece uma linha diversificada e em constante crescimento que inclui as novas OLED TVs 8K de 88 e 77 polegadas, a Wine Cellar, o frigorífico InstaView Door-in-DoorTM, a máquina de lavar TWINWashTM e muito mais.
CONHEÇA A LINHA SIGNATURE AQUI
Você sabia? Curiosidades LG
● A rivalidade da LG com a também coreana Samsung é uma das maiores e mais ferozes no mundo dos negócios. Essa “guerra” já resultou em roubo de segredos industriais, troca de acusações, inúmeros processos na justiça e espionagem. A rivalidade chega a tanto, que na Coréia do Sul, empregados das duas empresas sabem que não devem frequentar certos lugares – eles não se misturam socialmente.
● A bem sucedida parceria entre a LG ELECTRONICS e o São Paulo Futebol Clube foi uma das mais duradouras do futebol brasileiro. De 2001 a 2010, a empresa estampou sua marca nos uniformes do time e esteve presente em muitos dos principais títulos conquistados pelo clube. Esse patrocínio foi de vital importância para que a marca se tornasse extremamente conhecida e popular no Brasil.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas, jornais, sites especializados em Marketing e Branding, Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).